quarta-feira, 4 de março de 2015

Matemática em Libras: Quantidade Parte 1


Um número é um conceito matemático para a representação de medida, ordem ou quantidade.

Os alunos são organizados conforme idade, estágio da L1 (Libras) e série.
O grupo de alunos surdos com outros comprometimentos é trabalhado a quantidade até 5, sendo um processo até chegar  à outras quantidades.

Foto 1: números para os alunos com baixa visão. 
Foto 2: Associar da quantidade com o numeral. 
Foto 3: Associação do numeral, quantidade e sinais em Libras. 

Trabalhando de maneira prática e concreta.


É muito importante a utilização de material de contagem. Pode ser usado tampinhas encampadas, palitos, EVA ou qualquer tipo de objeto.



Também é usado fichas com objetos diversos: lápis, bola, maçã, flores e outros para fixação. 




Tudo é um processo até que o aluno consiga entender de forma significativa os numerais.

                                               


Utiliza-se o jogo Dominó para conceituar a operação adição. O material é impresso e plastificado para maior durabilidade. 

Em breve vídeo demostrando a utilização desse jogo.



Após o jogo são usadas fichas e material de contagem para assimilação do conteúdo. Pode ser utilizados outros objetos como pilhas, tampinhas, bolinhas etc....

Foto 1: Associar a quantidade com o numeral.
Foto 2: Realizar a adição

1
2


Profª Zanúbia Dada
e-mail: professoradematematicaemlibras@gmail.com

segunda-feira, 2 de março de 2015

Conheça o Gibi Maurão e o Bruxinho




A professora surda Clara Ramos Pedroza juntamente com desenhista surdo Mauro Gondim criaram
histórias em quadrinhos, próprias para o público surdo com personagens muito divertidos.

Quer conhecer????? Para fazer o download clique na imagem...




Clara Ramos Pedroza (Professora Surda) e Mauro Gondin (desenhista surdo)